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domingo, 9 de dezembro de 2012

ESQUELETO DO TCC


Tema para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
Conteúdos Educacionais Digitais.
Pergunta de partida:
Como fazer as aulas de língua portuguesa serem mais dinâmicas e levar os alunos a internalizarem os conceitos gramaticais na sua prática diária de usuário da língua com o uso das mídias em educação?
Tipo de Trabalho:
Montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido em sala de aula fundamentado nas experiências positivas já obtidas em atividades anteriores

AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ser professor de Língua Portuguesa é aceitar o desafio de fazer o aluno compreender que, no processo de comunicação, a língua acompanha as rápidas, constantes e necessárias mudanças nas tecnologias e que é, IMPRESCINDÍVEL, que ele bem informado, seja questionador e capaz de compreender, analisar e interpretar os mais diversos gêneros textuais verbais e não verbais, que se apresentam nas mais variadas mídias no seu dia-a-dia.
Desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias significa, para o professor, colocar em ação experiências anteriores e novas possibilidades, analisadas e reformuladas, assumindo uma postura reflexiva e investigativa da sua ação pedagógica.
Nesse sentido, a aplicabilidade de um projeto de integração de mídias no meu contexto de atuação, Língua Portuguesa, é caminhar no sentido de reconstruí-la com o objetivo de integrar mídias numa abordagem disciplinar, no caso específico de competência linguística, e interdisciplinar, desenvolvendo no aluno uma competência em diferentes aspectos, de forma que este esteja, consciente e atuante, inserido na sociedade. 
Torna-se, assim, NECESSÁRIO, que o professor seja o mediador das relações entre os alunos e os múltiplos materiais de leitura, presentes nas mais diversas mídias. Em meio a esse leque de novidades tecnológicas, o professor tem lidado com uma geração que nasceu digital, sempre em busca de algo novo e que envolve a habilidade de leitura de forma ampla, uma vez que se trata de uma hipermídia onde signos visuais dialogam com os verbais.
Nessa mediação, as mídias podem ser utilizadas como meio de representação/apropriação do conhecimento. Se o professor tiver domínio da mídia utilizada, poderá desafiar o seu aluno, através desse novo contexto de produção, a tornar-se autor-produtor de ideias, contribuindo para sua aprendizagem.
Cinema, DVD, TV, rádio, Internet, dentre outras mídias, promovem uma leitura/releitura da própria sociedade, o que exige uma sociedade letrada, o que nos leva a crer que é URGENTE que o aluno domine os sistemas linguísticos a ponto de conseguir compreender os textos de seu convívio social.
O exercício linguístico se inicia quando o professor e aluno, ao escolherem livremente conteúdos disciplinares em jornais, revistas, vídeos, jogos, chats, emails, fóruns, cenas de filme, capítulos de novela ou músicas, isto é, o que ler, ver, ouvir e com quem interagir, promovem a interação entre falantes, ou seja, tornam-se agentes no uso da língua, usuários da língua em práticas sociais reais da linguagem. 
A hipermídia, aliando a palavra a sons, imagens e movimentos, traz, para a disciplina de Língua Portuguesa, uma nova forma de ensinar-aprender. Quanto mais aproximação com tais textos através de atividades pedagógicas, proporcionando ao aluno novas formas de buscar, interpretar, representar e compreender os conteúdos na disciplina, mais comum será para o aluno a leitura significativa/ressignificativa de produtos da mídia, tais como os que sempre estão presentes em nosso dia-a-dia.
A forma de ensinar e de aprender tem se modificado para um ensino mais compartilhado, em que o professor é o orientador, coordenador da ação/atuação dos alunos, em processos de aprendizagem flexíveis, com pesquisa e comunicação, numa interelação construtiva do saber. Sabemos que hoje, obter uma informação depende cada vez menos do professor, ele não é mais o detentor do conhecimento. As mídias tecnológicas trazem dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente e o papel do professor-mediador é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.

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