Tema para Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC):
Conteúdos
Educacionais Digitais.
Pergunta de
partida:
Como fazer as aulas de língua portuguesa serem mais
dinâmicas e levar os alunos a internalizarem os conceitos gramaticais na sua
prática diária de usuário da língua com o uso das mídias em educação?
Tipo de
Trabalho:
Montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido
em sala de aula fundamentado nas experiências positivas já obtidas em atividades anteriores
AS NOVAS TECNOLOGIAS
APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ser professor de Língua
Portuguesa é aceitar o desafio de fazer o aluno compreender que, no processo de
comunicação, a língua acompanha as rápidas, constantes e necessárias mudanças
nas tecnologias e que é, IMPRESCINDÍVEL, que ele bem informado, seja
questionador e capaz de compreender, analisar e interpretar os mais diversos
gêneros textuais verbais e não verbais, que se apresentam nas mais variadas
mídias no seu dia-a-dia.
Desenvolver um trabalho
pedagógico integrando as mídias significa, para o professor, colocar em ação
experiências anteriores e novas possibilidades, analisadas e reformuladas,
assumindo uma postura reflexiva e investigativa da sua ação pedagógica.
Nesse sentido, a
aplicabilidade de um projeto de integração de mídias no meu contexto de
atuação, Língua Portuguesa, é caminhar no sentido de reconstruí-la com o
objetivo de integrar mídias numa abordagem disciplinar, no caso específico de
competência linguística, e interdisciplinar, desenvolvendo no aluno uma
competência em diferentes aspectos, de forma que este esteja, consciente e
atuante, inserido na sociedade.
Torna-se, assim,
NECESSÁRIO, que o professor seja o mediador das relações entre os alunos e os
múltiplos materiais de leitura, presentes nas mais diversas mídias. Em meio a
esse leque de novidades tecnológicas, o professor tem lidado com uma geração
que nasceu digital, sempre em busca de algo novo e que envolve a habilidade de leitura de forma ampla, uma vez que se trata de uma hipermídia onde
signos visuais dialogam com os verbais.
Nessa mediação, as mídias podem
ser utilizadas como meio de representação/apropriação do conhecimento. Se o
professor tiver domínio da mídia utilizada, poderá desafiar o seu aluno,
através desse novo contexto de produção, a tornar-se autor-produtor de ideias,
contribuindo para sua aprendizagem.
Cinema, DVD, TV, rádio,
Internet, dentre outras mídias, promovem uma leitura/releitura da própria
sociedade, o que exige uma sociedade letrada, o que nos leva a crer que é
URGENTE que o aluno domine os sistemas linguísticos a ponto de conseguir
compreender os textos de seu convívio social.
O exercício linguístico
se inicia quando o professor e aluno, ao escolherem livremente conteúdos
disciplinares em jornais, revistas, vídeos, jogos, chats, emails, fóruns, cenas
de filme, capítulos de novela ou músicas, isto é, o que ler, ver, ouvir e com
quem interagir, promovem a interação entre falantes, ou seja, tornam-se agentes
no uso da língua, usuários da língua em práticas sociais reais da
linguagem.
A hipermídia, aliando a
palavra a sons, imagens e movimentos, traz, para a disciplina de Língua
Portuguesa, uma nova forma de ensinar-aprender. Quanto mais aproximação com
tais textos através de atividades pedagógicas, proporcionando ao aluno novas
formas de buscar, interpretar, representar e compreender os conteúdos na
disciplina, mais comum será para o aluno a leitura
significativa/ressignificativa de produtos da
mídia, tais como os que sempre estão presentes em nosso dia-a-dia.
A forma de ensinar e de aprender
tem se modificado para um ensino mais compartilhado, em que o professor é o
orientador, coordenador da ação/atuação dos alunos, em processos de
aprendizagem flexíveis, com pesquisa e comunicação, numa interelação
construtiva do saber. Sabemos que hoje, obter uma informação depende cada vez
menos do professor, ele não é mais o detentor do conhecimento. As mídias
tecnológicas trazem dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente e o
papel do professor-mediador é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a
relacioná-los, a contextualizá-los.
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